O objectivo desta página é ajudar a desenvolver o seu imaginário (visualização) habilidades. Vamos olhar para os elementos do desenvolvimento de imagens e criação de scripts para ajudar no desenvolvimento de suas habilidades de imagens.

Categorias de imagens

As cinco principais categorias de imagens têm sido identificados como se segue:

  1. Motivacional específico (MS) – Trata-se de ver a si mesmo ganhar um evento, recebendo um troféu ou medalha e ser felicitado por outros atletas. Imagens de MS pode aumentar a motivação e esforço durante o treinamento e facilitar a definição de metas, mas é improvável por conta própria para levar diretamente a um melhor desempenho
  2. Motivacional geral-domínio (MG-M) – Isto é baseado em ver-se lidar em circunstâncias difíceis e situações desafiadoras masterização. Poderia incluir a manutenção de um foco positivo enquanto atrás, e depois voltar a ganhar. MG-M imagens parece ser importante nas expectativas de desenvolvimento de sucesso e auto-confiança
  3. Motivacional geral excitação (MG-A) – Esta é a imagem que reflete os sentimentos de relaxamento , estresse, ansiedade ou excitação em relação a competições esportivas. Existe uma boa evidência que sugira que MG-A imagética podem influenciar a taxa de coração – um índice de estimulação – e pode ser empregado como uma estratégia “psych-up ‘
  4. Cognitivo específico (CS) – Trata-se ver a si mesmo realizar habilidades específicas, como um tênis servir, golfe putt ou tripla-toe-loop na patinação artística. Se a aprendizagem e desempenho são os resultados desejados, a evidência sugere que imagens CS vai ser a escolha mais eficaz
  5. Cognitiva geral (CG) – Trata-se de imagens de jogo de estratégia e planos relacionados a um evento competitivo. Os exemplos podem incluir empregando uma estratégia de saque e voleio–no tênis ou uma peça de quebra rápida no basquete

Por onde eu começo?

Para ser eficaz, como qualquer habilidade, imaginação precisa ser desenvolvida e praticada regularmente. Há quatro elementos para a imagem mental – Relaxamento, Realismo, regularidade e Reforço (de 4Rs) (Hale 1998) [1] .

Relaxamento

Uma mente relaxada e do corpo é essencial para ajudar você a sentir os padrões de movimento e experimentar todas as emoções geradas. Ela vai ajudar a usar uma técnica de relaxamento antes do treinamento da imaginação.

Realismo

Criar imagens tão realistas que você acreditar que você está realmente executar a habilidade. A fim de obter a imagem mais realista possível, você deve incorporar definição, ação, emoção, detalhe, e um resultado positivo em sua imagem:

  • Definição – Faça as imagens tão reais quanto possível, incluir a cor
  • Ação – Quebrar a imagem em pequenos componentes e visualizar esses componentes. (Sprinting – considerar a ação dos braços, pernas, tronco, cabeça, pés, mãos, respiração, etc)
  • Emoção – Tente incluir sentimentos emocionais em suas imagens. Refrescar sua memória constantemente por enfatizando a consciência sensorial específica (por exemplo, os cheiros, o vento) durante o treino
  • Detalhe – Incorporar como muitos de seus sentidos quanto possível em sua aparência para que a cena seja tão clara e realista quanto a própria vida real
  • Resultado positivo – Isso é essencial “, você só conseguir o que você acredita”

Regularidade

Passar entre 3 e 5 minutos em imagens parece ser mais eficaz. Deve ser incluído na formação e tempo fora do treinamento deve ser gasto em imagens. (10-15 minutos por dia)

Reforço

A escrita de scripts imagens vai ajudar você a planejar o conteúdo eo momento da sua formação de imagens.

Criando um script

Básico de imagem

Documentar o conteúdo básico da habilidade a ser imaginado. Descreva como a habilidade é executada e incluem todos os componentes da habilidade a ser imaginado ou comportamentos a ser enfatizado cotovelos por exemplo, são levados de volta com as mãos relaxadas.

Adição de detalhes

Adicionar os padrões de movimento detalhados e sentimentos cinestésicos – por exemplo, o dedo do pé é flexionado dorsi e um aperto sentida nos músculos na parte da frente da perna

Defina o script

Leia-a para si mesmo e tentar imaginar a execução da habilidade. Você sente como se você está realmente executar o treino corretamente? Se não, re-examinar o texto para ver se eles refletem com precisão as sensações e os padrões de movimento associados com a habilidade.

Prenda-

Quando você tem um roteiro adequado então gravá-lo e usá-lo como uma ajuda para a sua formação de imagens.

Exemplo – Squash 

História Básica – Componentes: a posição do corpo, bola lance, de impacto, de vôo da bola, e desembarque no canto de trás

Adicionar detalhes – Vendo a raquete na mão, a bola preta na mão, vendo a posição do adversário, olhando para o ponto na parede rosto quando você vai dirigir o servir.

  • sentindo os ombros relaxados e as mãos
  • sentindo o aperto da raquete na mão
  • vendo a bola de volta aninhado nos dedos na mão
  • sentindo a libertação suave da bola
  • sentindo o deslocamento do peso do corpo, os joelhos se dobram
  • sentindo o poder no corpo
  • sentindo a cabeça da raquete acelerar
  • sentindo a pressão de pulso e o som da raquete de fazer contato com a bola
  • observando a bola ricochetear na parede rosto e terra no canto de trás do lado adversário da quadra fazendo o impossível para adversário para voltar
  • sentir a alegria e prazer

Refine o script – reescrever o roteiro até quando você lê-lo, você se sente como se você está executando o serviço.

FITT

Na concepção de seu programa de imagens, aplicar os princípios FITT, como fazemos com o treinamento físico

  • F é para Frequência – Aponte para incorporar imagens em cada dia de sua programação de treinamento. Para as pessoas ocupadas, um pouco antes de dormir pode ser um bom momento, e ajuda se você está em um estado relaxado e tranquilo
  • Eu é para Intensidade – Tente criar uma experiência totalmente sensorial que é tão vívida e clara possível. Inicialmente, a prática em um ambiente tranquilo, pode ajudar a minimizar as distrações e facilitar imagens nítidas
  • T é para o período – Imagery deve fazer grandes exigências sobre sua atenção, tão curta (5-10 minutos) sessões de qualidade freqüentes são preferíveis às longas
  • T é para o Tipo – Lembre-se de decidir sobre o seu resultado desejado e selecione o tipo de imagem para igualar.

Material de referência

  1. HALE, B. (1998) treinamento da imaginação. Londres: National Coaching de Fundação

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